Semana da Nutrição – Rise Bootcamp

Semana da Nutrição – Rise Bootcamp

POR QUE EMAGRECER É TÃO DIFÍCIL?

PORQUE EMAGRECER NÃO É NATURAL!

A natureza da célula de gordura é estocar alimento como forma de energia. Essa programação genética das nossas células foi feita há milhares de anos, antes de dominarmos a agriculta ou a pecuária. – Ou seja, quando éramos nômades. – Esse estoque é feito como prevenção do nosso corpo para que não nos falte energia.

Acontece que hoje encontramos comida com maior facilidade, então dificilmente ficamos tanto tempo sem nos alimentar igual nossos ancestrais. Porém nossas células de gordura ainda não fizeram esse “update” e continuam – com muita eficiência –  armazenando esse indesejado estoque.

Mas também não podemos colocar a culpa 100% em nossa genética, né?! Pois temos a nossa disposição uma fartura de comida, e principalmente de comida processada. – e abusamos dela

 

Tem uma analogia que adoro:

 EMAGRECER é como subir uma escada rolante ao contrário!

Imagina que o topo da escada é aquele “peso” desejado, só que para alcançá-lo você precisa subir a escada que desce. Você insiste, insiste, insiste só mais um pouquinho e depois de 3 minutos subindo você se da 10 segundos de descanso, afinal, você merece pelo esforço que fez até agora. Acontece que para quem está subindo uma escada rolante no sentido contrário, 10’ é muito tempo. Você perde todo – ou quase todo – o progresso que fez.

 

É exatamente isso que acontece quando você faz uma dieta restritiva por conta e se da de “presente” o fim de semana do lixo. Aquela escapadinha da dieta não programada pode – e vai – custar caro! Todo o seu esforço vai por água abaixo, pois seu metabolismo vai fazer você voltar os degraus que já subiu.

É por isso que é muito comum ouvirmos alguém que fala, age e pensa assim: “faço dieta a semana toda, vou para a academia, mas não saio do lugar.”  Ou pior “faço HIIT, então eu mereço essa escapadinha”

Mais importante do que perder peso é ter um EMAGRECIMENTO SUSTENTÁVEL  e MANTER-SE MAGRO!

É difícil, mas não impossível. Demanda energia, esforço e CONSTÂNCIA!

PERDER PESO X EMAGRECIMENTO

Todo mundo tem expectativa em perder peso na balança, mas nem todo mundo sabe que perder peso não é a mesma coisa que emagrecer.

PERDER PESO é subir na balança e notar a redução dos valores apresentados.

EMAGRECIMENTO é a redução da massa gorda corporal.

Por isso, não adianta se pesar todos os dias. Além de a balança não ser um parâmetro 100% confiável em termos de emagrecimento, temos que levar em conta que existem outros fatores que podem afetar nosso peso de um dia para o outro, o até no mesmo dia. Principalmente no caso de nós, mulheres, com suas flutuações hormonais ao longo do mês.

Sei que ver os números da balança diminuindo é animador, principalmente se você sempre lutou contra ela. Mas PODE SER  que essa perda seja reflexo de um estado catabólico em que você esteja diminuindo MASSA MAGRA, e mantendo GORDURA.

Aqui vai uma novidade para muitas pessoas: 2kg de músculo ocupa menos espaço do que 2kg de gordura. Por isso não devemos ficar chateados se nosso peso não diminui na balança. Nesse caso devemos prestar atenção em nossa circunferência – principalmente a abdominal e cintura.

O foco deve ser em preservar e/ou construir músculos, pois a massa magra ajuda a manter o “metabolismo ativo”, por exigir mais energia – em outras palavras, calorias – para ser mantido do que a gordura. Inclusive, nos ajuda a gastar energia quando estamos em repouso, até mesmo durante o sono.

Esse cuidado deve ir além do estético, devemos pensar também nas questões biológicas e fisiológicas, como a saúde dos órgão e a qualidade da imunidade.

Combinação de exercício físico e alimentação são, provavelmente, mais bem sucedidas em manter a perda de peso a longo prazo. Pois aumentamos o nosso gasto calórico, favorecendo o balanço energético negativo que é tão importante para a perda de peso. Além disso, o exercício físico facilita a mobilização e a oxidação das gorduras, especialmente a partir dos depósitos do tecido adiposo visceral.

 

Agora que você já sabe como funciona nosso processo de emagrecimento, te convido a participar da nossa Semana da Nutrição, que vai do dia 21 a 25 de Maio.

A Nutricionista Luciana Peixoto disponibilizará vários conteúdos que irão auxiliar você a chegar mais perto dos seus objetivos, e o mais legal: toda e qualquer dúvida que você tiver durante essa semana sobre emagrecimento saudável você pode nos mandar um direct para o nosso instagram, ou o instagram da Lu Peixoto. Iremos guardar todas essa dúvidas e na quarta-feira 23/05 faremos uma mesa redonda com a Nutri, para você sair daqui sabendo tudo o que você precisa sobre emagrecimento.

Gostou?

Não deixe de participar!

Confirme sua presença para a mesa redonda na recepção do Studio.

E ah! Pode trazer mãe, pai, tia, tio, amiga, amigo, namorada, namorado, esposa, marido… pode chamar todo mundo, só não esqueça de confirmar a presença.

Comentários

Categorias

Leia Também