Desvendando o treinamento HIIT

frequência cardiaca - HIIT

Desvendando o treinamento HIIT

Falar em HIIT está muito em alta hoje. Tenho certeza de que você já ouviu falar que esse tipo de treino emagrece, faz perder gordura e melhora o condicionamento. Realmente os benefícios associados a esse tipo de treino são inúmeros e ocorrem pela alta intensidade aplicada ao exercício. São os curtos períodos de estímulos executados em alta intensidade que garantem toda esta melhora.

Um dos pontos que caracterizam um treino de intensidade é a alta frequência cardíaca, que ultrapassa os 80% da máxima. Quando isso acontece sucessivamente, intercalado com um intervalo ativo ou não e partindo do pré-requisito de que a frequência abaixe, ai sim temos um treinamento intervalado de alta intensidade. (Weinstein et. al. 1998)

 

Com essa alta intensidade nosso organismo sofre um impacto muito grande ao sair da zona de conforto e começa a entrar em um estado de alerta, priorizando alguns hormônios específicos. A adrenalina e a noradrenalina por exemplo, são dois hormônios liberados neste tipo de treino (Zouhal et. al. 2008) e que estão ligados ao processo de lipólise, que é a queima de gordura (Issekutz et. al. 1978).

Enfatizando mais a ação desses hormônios, outro estudo publicado por Rebuffe (Scrive et.al. 1989) mostrou que receptores localizados na região abdominal são capazes de usar esses hormônios para diminuir o excesso de gordura desta região.

De fato, este tipo de treino cria um ambiente químico muito favorável a redução de gordura. O nível do metabolismo se eleva durante os próximos dias após o treino e o seu consumo de calorias através da gordura também aumenta. Outro estudo realizado em 2007 (Shaun et. al. 2007) mostrou que os treinos intervalados de alta intensidade geram um gasto energético de até 2 vezes maior no basal quando comparado com treinos de baixa intensidade.

Entendemos que a tendência de exercícios físico vai cada vez mais para o lado do treino de curta duração e alta intensidade, que além de todos os benefícios mencionados acima, ainda te deixa com mais tempo livre para aproveitar e render mais durante o dia.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o HIIT, que tal agendar uma aula experimental conosco?

Comentários

Categorias

Leia Também